Mundo

Mais de 44,9 mil imigrantes ilegais detidos no México em 2010

Agência France-Presse
postado em 17/10/2010 20:32
MÉXICO - O México deteve, entre janeiro e setembro de 2010, 44.978 imigrantes ilegais no centro de detenção migratória de Tapachula, situado na fronteira sul com a Guatemala, informou este domingo a secretaria de governo.

"A estação migratória de Tapachula alojou, de janeiro a 30 de setembro deste ano, 44.978 estrangeiros", dos quais 19.783 são de Honduras, 14.148, da Guatemala e 6.648, de El Salvador, destacou a entidade em um comunicado.

O número foi divulgado por ocasião de uma visita às instalações do centro de detenção dos chanceleres da Guatemala, Haroldo Rodas e de El Salvador, Hugo Martínez.

Durante a visita, o chanceler guatemalteco pediu às autoridades mexicanas cooperação "para reforçar a capacitação de agentes migratórios de seu país", em particular nos programas de proteção de crianças, acrescentou o boletim.

Quinhentos mil estrangeiros ilegais entram anualmente no México, principalmente pela fronteira sul, para tentar chegar aos Estados Unidos, segundo dados da Comissão Nacional de Direitos Humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação