Agência France-Presse
postado em 18/10/2010 12:15
Pequim - Parentes das vítimas da violenta repressão do movimento democrático de 1989 na China afirmaram nesta segunda-feira (18/10) que a polícia prendeu vários militantes vinculados ao dissidente Liu Xiaobo, Prêmio Nobel da Paz 2010.Durante os últimos dias, vários militantes favoráveis à democracia desapareceram sem explicações, seus telefones celulares foram cortados e eles devem ter sido detidos, afirmou à AFP Zhang Xianling, que integra a associação "Mães de Tiananmen" (Praça da Paz Celestial).
Entre as pessoas detidas está Ding Zilin, presidente da "Mães de Tiananmen", segundo a ativista. "Nós condenamos energicamente o governo que priva de sua liberdade Ding Zilin", declarou à AFP. "É um crime. Nós protestamos vivamente, pedimos ao governo que liberte o mais rápido possível Ding Zilin e que permita que entre em contato com seus amigos", acrescentou.
Os membros da associação tentam há quatro dias, sem sucesso, entrar em contato com Ding Zilin e o marido Jiang Peikun.
Jiang Qisheng, um escritor amigo de Liu Xiaobo, também está desaparecido há mais de uma semana e ao que tudo indica está detido.
Liu Xoaobo foi o primeiro chinês a vencer o Prêmio Nobel da Paz.
O intelectual de 54 anos cumpre pena de 11 anos de prisão por ter sido um dos autores da "Carta 08", um texto que pedia uma China democrática.