Agência France-Presse
postado em 18/10/2010 12:19
Jerusalém - O presidente isralense, Shimon Peres, cancelou a participação no Fórum Econômico Mundial, que começa no fim de outubro no Marrocos, após ser informado que não poderia se reunir com o rei Mohamed VI, informaram os assessores."O presidente Peres decidiu declinar do convite que havia sido enviado pelo Fórum depois de saber que o rei Mohamed VI não o receberia nesta ocasião devido à atual situação política com os palestinos", indicou à AFP uma funcionária do gabinete presidencial, que pediu o anonimato.
"O rei disse ao presidente que era bem-vindo ao Marrocos para participar do fórum, mas que ele preferia recebê-lo em outras circunstâncias", acrescentou.
Um ano depois dos Acordos de Oslo entre Israel e a OLP em 1993, Israel abriu um escritório diplomático em Rabat. O Marrocos, por sua vez, fez o mesmo em Tel Aviv em 1995.
Em outubro de 2000, no entanto, o Marrocos suspendeu as relações com Israel em protesto à política de repressão da Intifada palestina, e condicionou a retomada da representação à "evolução do processo de paz".