Agência France-Presse
postado em 18/10/2010 14:54
Kiev - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, concluiu acordos energéticos nesta segunda-feira (18/10) com o colega ucraniano, Viktor Ianoukovitch, permitindo que a Ucrânia participe da produção de hidrocarbonetos na Venezuela, nesta que foi a primeira visita a Kiev."O presidente Hugo Chávez e eu acordamos em que a Ucrânia vá extrair petróleo e gás no território venezuelano", declarou Ianoukovitch durante uma coletiva de imprensa ao lado do convidado sem, no entanto, dar detalhes.
Os dois chefes de Estado abordaram igualmente o tema do transporte do petróleo venezuelano através da Ucrânia para o vizinho Belarus, que começou em maio.
O envio do óleo para Belarus é feito em tanques a partir do porto de Odessa, no Mar Negro, mas Kiev espera poder, "o mais breve possível", utilizar o oleoduto ligando Odessa ao terminal de Brody (oeste da Ucrânia) para o transporte, explicou Ianoukovitch.
Os dois presidentes ainda garantiram que o projeto não representava qualquer ameaça aos interesses de Moscou, que utiliza o oleoduto ucraniano para transportar petróleo no sentido contrário.
"Nós estimamos que a regulação desta questão para a Bielorrússia não contradiz os interesses da Rússia", garantiu.
O ministro russo da energia, Sergei Shmatko, no entanto, havia dito na sexta-feira, em Kiev, que a Ucrânia deveria "consultar" a Rússia, se o país pretendesse mudar o sentido de funcionamento do oleoduto, segundo a imprensa ucraniana.
A visita de Chávez à Ucrânia faz parte de um giro internacional, iniciado na sexta-feira passada, que já o levou a Moscou e Minsk.