Agência France-Presse
postado em 19/10/2010 11:52
Uma estudante mexicana de 20 anos foi nomeada na segunda-feira, por ser a única candidata, chefe de polícia de um município na fronteira com os Estados Unidos afetado pelo crime organizado.A jovem Marisol Valles recebeu o comando da Segurança Pública Municipal de Guadalupe por ser a única que aceitou o cargo, anunciou a prefeitura da localidade, que tem 10.000 habitantes e fica no estado de Chihuahua, norte do México.
Valles é estudante de Criminologia em uma universidade na conturbada Ciudad Juárez, que fica 60 km ao oeste de Guadalupe.
O município sofre, assim como Ciudad Juárez, com uma espiral de violência do narcotráfico que provocou em junho o assassinato do prefeito, assim como a morte de vários policiais, alguns deles decapitados.
Na semana passada, oito homicídios foram registrados em Guadalupe, uma área considerada de grande trânsito das drogas e de imigrantes clandestinos para o estado americano do Texas.
Em 2006, o governo mexicano iniciou uma ação de combate militar e policial aos cartéis das drogas, responsáveis pela maioria dos mais de 28.000 assassinatos registrados neste período no país.
A prefeitura de Guadalupe tem apenas uma patrulha policial para vigiar todo o município, que se estende por 12 povoados, e que por este motivo tem o apoio do Exército.
O governo federal atribui a violência no estado de Chihuahua e, especialmente, em Ciudad Juárez - a cidade mexicana com maior índice de homicídios, com mais 2.000 este ano - a um confronto entre os cartéis de Juárez e de Sinaloa.