Jornal Correio Braziliense

Mundo

Brasil e EUA acertam colaboração para segurança aérea

Washington - Brasil e Estados Unidos firmaram nesta terça-feira (19/10) um acordo sobre segurança aérea internacional, uma área de especial atenção para Washington desde o atentado frustrado do fim do ano passado, informou o departamento de Segurança Interna.

O acordo foi assinado pelo ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, pela secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e pelo representantes da agência para a Segurança do Transporte Aéreo (TSA).

O documento prevê a colaboração entre os dois países para melhorar as medidas de segurança nos aeroportos e a capacitação de pessoal, assinalou o departamento de Segurança Interna.

"De maneira conjunta, a comunidade internacional está criando uma base para a segurança internacional do século XXI, que deixará o tráfego aéreo mais seguro do que nunca", disse Napolitano. "Espero continuar trabalhando com meus colegas brasileiros para manter esta colaboração sem precedentes", destacou Napolitano.

O tema da segurança aérea ganhou força nos Estados Unidos após a tentativa de atentado de 25 de dezembro passado, por um jovem nigeriano que pegou um voo entre Amsterdã e Detroit.

Após o atentado frustrado, os Estados Unidos promoveram cinco reuniões internacionais para melhorar a segurança aérea.