Agência France-Presse
postado em 19/10/2010 21:33
Washington - Venezuela tem "direitos" mas também "deveres" em relação à política nuclear, declarou nesta terça-feira (19/10) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.Os Estados Unidos pretendem manter boas relações com a Venezuela, mas seguirão exigindo que o país respeite os direitos humanos e as liberdades políticas, destacou Obama.
"Venezuela tem o direito de desenvolver pacificamente sua capacidade nuclear, mas também tem deveres (...) de não converter esta capacidade em armas", assinalou o presidente na Casa Branca. "Temos uma política que se aplica a todos os países e esperamos que eles observem isto", disse Obama sobre o Tratado de Não Proliferação Nuclear.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, iniciou na semana passada uma viagem por países considerados hostis ou totalitários por Washington.
Após visitar Rússia, que construirá uma central nuclear na Venezuela, Chávez viajou à Belarus e ao Irã.
"Tenho repetido que queremos uma melhor relação com a Venezuela, já falei ao presidente Chávez que o antagonismo entre nossos países não é inevitável", destacou Obama. "Queremos que o povo da Venezuela melhore economicamente, e também que sua voz seja ouvida por seu governo". "Isto não é algo que possamos impor do exterior, mas continuaremos alentando o respeito aos direitos humanos, à liberdade de imprensa e aos partidos políticos na Venezuela".