Agência France-Presse
postado em 20/10/2010 13:53
NOVA DÉLHI - O presidente Barack Obama desistiu de ir a um templo sikh durante sua visita à Índia em novembro. O motivo seria o receio de que eventuais fotos em que ele aparecerá com a cabeça coberta possam reavivar os rumores sobre sua ligação com o Islã. A informação é de fontes diplomáticas de Nova Délhi.
Durante a viagem oficial à Índia, Obama visitaria o Tempo de Ouro de Amritsar (noroeste), o local mais sagrado dos sikhs, o que o obrigaria a cobrir a cabeça. Mas seus assessores temem que isso possa ser utilizado contra ele porque seus adversários nos Estados Unidos afirmam que ele é muçulmano.
As fontes disseram ainda que, além deste problema, outras questões de ordem logística impedem a visita. Os sikhs de Amritsar dizem estar decepcionados. "Pedimos que os visitantes cubram a cabeça. Obama é bem-vindo no interior do templo. Ele pode usar apenas um chapéu", declarou Gurubachan Singh, um dos organizadores do local.
Normalmente o uso de chapéus não está autorizado com este fim. Barack Obama, cujo segundo nome é Hussein, é acusado pela ala mais radical da oposição conservadora de ser muçulmano. Nos Estados Unidos os sikhs são confundidos com muçulmanos.