Agência France-Presse
postado em 20/10/2010 17:45
Washington - A Venezuela tem todo o direito de desenvolver o programa nuclear com fins pacíficos e o Brasil não se sente ameaçado por isso, declarou nesta quarta-feira (20/10) o ministro de Defesa brasileiro, Nelson Jobim, em visita a Washington."A Venezuela tem todo o direito de desenvolver seu programa nuclear com fins pacíficos. Não temos essa síndrome de conspiração", declarou Jobim. "Não temos nenhuma preocupação com o programa nuclear nem vemos a Venezuela como um futuro agressor. Vemos o país como um vizinho com problemas sociais que têm sido superados", acrescentou.
Jobim fez essas declarações ao término de uma paletra sobre a estratégia de segurança nacional brasileira na Universidade George Washington, na capital americana.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assinou na semana passada um acordo com o presidente russo, Dimitri Medvedev, para a construção de uma central nuclear na Venezuela, a primeira na história desse país.
A Venezuela, cujos vínculos com o Irã despertam preocupação nos Estados Unidos, tem "direitos e responsabilidades" na hora de desenvolver esse programa nuclear, declarou o presidente Barack Obama nessa terça-feira em uma conversa com meios de comunicação hispânicos na Casa Branca.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos principais defensores diplomáticos do regime de Chávez.
Jobim também garantiu que o acordo de cooperação militar entre o Brasil e os Estados Unidos, assinado em 12 de abril, está "em andamento" e será complementado em breve com outro documento sobre cooperação tecnológica entre os dois países.