Mundo

Quatorze depósitos de combustível permanecem bloqueados na França

postado em 21/10/2010 09:02
Brasília - Pelo menos 14 depósitos de combustível na França permanecem bloqueados por manifestantes contrários à reforma do sistema previdenciário proposta pelo governo. Nesta quarta-feira (20/10), o presidente Nicolas Sarkozy autorizou o uso de forças especiais de segurança contra os bloqueios.

Os grupos pressionam o governo a desistir de elevar a idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos e de 65 para 67 anos, no caso dos que não atingiram o tempo de contribuição exigido. Os protestos já duram mais de uma semana, mas Sarkozy deixou claro que não vai abrir mão da reforma, mesmo com a ameaça de falta de combustível em todo o país.

De acordo com a agência portuguesa Lusa, os manifestantes chegaram a bloquear hoje, por algumas horas, o acesso ao Aeroporto de Marselha, ao Sul da França. Os passageiros tiveram que descer de seus carros e caminhar até o terminal para conseguir embarcar.

O centro de Lyon, cidade francesa tomada por manifestações promovidas por grupos de jovens nos últimos dias, está sendo vigiado por unidades especiais das forças de segurança. A operação inclui a restrição de acesso ao comércio e o uso de canhões de água e veículos blindados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação