Agência France-Presse
postado em 21/10/2010 11:09
PEQUIM - A China qualificou de infundadas as informações da ONU sobre o suposto uso de munições de fabricação chinesa em Darfur contra os soldados responsáveis pela manutenção da paz."É inconveniente que a comissão referida emita em seu relatório anual acusações infundadas contra Estados membros com base em informações não confirmadas", declarou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ma Zhaoxu.
"Pedimos à comissão que seja objetiva e responsável", completou.
A China tenta vetar a publicação de um relatório das Nações Unidas que afirma que munição de fabricação chinesa foi utilizada em Darfur contra os soldados que integram a força de manutenção de paz.
[SAIBAMAIS]A comissão de sanções do Conselho de Segurança da ONU se reuniu nesta quarta-feira (20/10) para abordar o o assunto. A comissão supervisiona o embargo sobre armas imposto em Darfur, localidade do oeste do Sudão que é cenário de uma guerra civil desde 2003.
"A China aplicou as resoluções do Conselho de Segurança da ONU contra o Sudão de maneira séria e precisa", completou a porta-voz.
Um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, com direito a veto, a China mantém relações privilegiadas com o Sudão, principal destino dos investimentos do país na África e terceiro parceiro comercial de Pequim no continente.