Agência France-Presse
postado em 21/10/2010 21:38
Zaruma - Um dos dois mineiros encontrados mortos nessa quarta-feira, em uma mina de ouro no sudoeste do Equador, faleceu pouco antes de ser localizado pelos socorristas, após sobreviver por seis dias preso sob a terra, revelou a autopsia realizada nesta quinta (21/10).Angel Vera, 29 anos, morreu cerca de duas horas e meia antes da autópsia, iniciada às 21h30 local de quarta-feira, destacou o médico legista René Ortega.
O outro mineiro, Pedro Mendoza, 28 anos, morreu cerca de 30 horas antes da autopsia, realizada no hospital de Zaruma, cidade vizinha a Portovelo, onde ocorreu o acidente.
Nos dois casos, a morte ocorreu por "asfixia mecânica por confinamento", e o óbito de Vera aconteceu posteriormente devido à melhor condição física.
Segundo os legistas, o oxigênio acabou no local onde a dupla ficou presa após o desabamento da mina.
Os dois foram encontrados nus, o que indica que arrancaram as roupas quando enfrentavam a asfixia.
Outros dois mineiros, o equatoriano Walter Vera - irmão de Angel - e o peruano Paúl Aguirre, foram encontrados mortos no sábado, soterrados pelo desabamento da mina.
O resgate de Pedro Mendoza e Angel Vera mobilizou o Equador e o presidente equatoriano, Rafael Correa, visitou a mina durante os trabalhos de escavação para prestar solidariedade aos parentes dos dois mineiros.