Agência France-Presse
postado em 22/10/2010 14:50
SLAMABAD - O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, revelou nesta sexta-feira (22/10) que o ex-general e ex-presidente Pervez Musharraf havia autorizado os Estados Unidos a sobrevoar o país em operações de vigilância com aviões teleguiados (drones). A autorização, no entanto, não se estendia a mísseis. Gilani foi nomeado primeiro-ministro em 2008 após a saída de Musharraf do poder.
Os Estados Unidos multiplicaram os disparos a partir dessas aeronaves sem piloto nos últimos meses nas zonas tribais paquistanesas que fazem fronteira com o Afeganistão. O local é considerado o quartel-general da Al-Qaeda e de seus aliados talibãs.
Washington teme, em particular, que os talibãs planejem atentados no Ocidente. O Paquistão condena oficialmente esses disparos, que, segundo as autoridades, instigam um forte sentimento antiamericano em seu território, denunciando uma violação de sua soberania.
O número de ataques de aviões teleguiados americanos no Paquistão aumentou consideravelmente neste ano, com ao menos 88 bombardeios até 15 de outubro, segundo dados do New America Foundation.