Mundo

Paquistão autorizou aviões teleguiados, não mísseis, diz primeiro-ministro

Agência France-Presse
postado em 22/10/2010 14:50
SLAMABAD - O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, revelou nesta sexta-feira (22/10) que o ex-general e ex-presidente Pervez Musharraf havia autorizado os Estados Unidos a sobrevoar o país em operações de vigilância com aviões teleguiados (drones). A autorização, no entanto, não se estendia a mísseis.

Gilani foi nomeado primeiro-ministro em 2008 após a saída de Musharraf do poder.

Os Estados Unidos multiplicaram os disparos a partir dessas aeronaves sem piloto nos últimos meses nas zonas tribais paquistanesas que fazem fronteira com o Afeganistão. O local é considerado o quartel-general da Al-Qaeda e de seus aliados talibãs.

Washington teme, em particular, que os talibãs planejem atentados no Ocidente. O Paquistão condena oficialmente esses disparos, que, segundo as autoridades, instigam um forte sentimento antiamericano em seu território, denunciando uma violação de sua soberania.

O número de ataques de aviões teleguiados americanos no Paquistão aumentou consideravelmente neste ano, com ao menos 88 bombardeios até 15 de outubro, segundo dados do New America Foundation.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação