Agência France-Presse
postado em 22/10/2010 15:34
Las Cruces - A Virgin Galactic, dirigida por Richard Branson, apresentou nesta sexta-feira (22/10) no deserto do Novo México (sudoeste dos Estados Unidos) a pista de decolagem e aterrissagem da nave espacial que levará até 2011 "turistas" ao espaço."Hoje, vamos celebrar a abertura do primeiro espaço-porto no Novo México. Vai ser maravilhoso", declarou Branson durante uma entrevista dada ao canal americano CNN.
"A conclusão da pista do Espaço-porto America marca uma etapa decisiva na construção do primeiro aeroporto espacial idealizado expressamente com fins comerciais", explicou na quinta-feira a Virgin Galactic em um comunicado.
Richard Branson, bilionário britânico, e o governador do Novo México Bill Richardson presidem agora à tarde a inauguração da pista, de 3km de extensão e mais de 60m de largura.
A cerimônia será seguida de um sobrevoo da pequena nave Virgin Space Ship (VSS) Enterprise - e a nave-mãe, WhiteKnightTwo.
Estarão presentes também os astronautas que devem transportar os primeiros turistas do espaço no ano que vem.
O dono do grupo Virgin explicou à CNN que "vários voos de teste seriam realizados nos próximos 12 a 18 meses antes de a empresa enviar as primeiras pessoas ao espaço".
Em 10 de outubro, a VSS realizou com sucesso o primeiro voo de teste não conectado à nave-mãe, após um primeiro voo de teste em março.
A VSS Enterprise decolou do deserto de Mojave, ao nordeste de Los Angeles, e se separou da nave-mãe a uma altura de 13,7 mil metros, com dois pilotos a bordo.
No fim de setembro, Richard Branson havia informado que a nave estaria apta para oferecer seus primeiros voos no espaço em 18 meses. Ele precisou que os futuros passageiros do veículo espacial pagam cerca de US$ 200 mil pelo bilhete.
A Virgin Galactic, que ambiciona ser a primeira empresa comercial de turismo no espaço, já faturou US$ 45 milhões com os 330 clientes que já fizeram as reservas para viajar no ônibus espacial de seis lugares.
Richard Branson informou nesta sexta-feira que "um dos privilégios de ser proprietário de uma empresa de ônibus espaciais é que eu posso levar minha família".
Com um sorriso de canto, ele acrescentou que os pais, os dois com mais de 90 anos, estavam ansiosos com a ideia de fazer a viagem, destacando que eles não terão que se preocupar com artrites porque no espaço eles vão flutuar.