Mundo

Redes sociais não irão substituir agências de notícias, diz Aníbal Fernández

postado em 22/10/2010 20:44
Bariloche (Argentina) ; O chefe de Gabinete de Ministros da Argentina, Aníbal Fernández, afirmou nesta sexta (22), no encerramento do 3; Congresso Mundial de Agências de Notícias, que as redes sociais não vão substituir as agências de notícias, e sim complementá-las. No entanto, ele disse que, assim como a maioria dos membros do governo argentino, incluindo a presidente Cristina Kirchner, usa as redes sociais para se comunicar com a população, tendo milhares de seguidores.

Sobre as agências oficiais de notícias, Fernández afirmou que têm a tarefa de levar informações de qualidade à sociedade, com competitividade e de igual para igual com qualquer agência privada.

Fernández disse que os grandes meios de comunicação costumam ignorar o que não lhes interessa e que, muitas vezes, fazem acusações que nem sempre são comprovadas posteriormente. De acordo com ele, isso ocorreu no Brasil, no primeiro mandato do presidente Lula, e com os presidentes Hugo Chávez, na Venezuela, Evo Morales, na Bolívia, e Cristina Kirchner e Nestor Kirchner, na Argentina.

Organizado pela Telam, agência oficial de notícias da Argentina, o encontro reuniu representantes de mais de 60 agências de notícias dos cinco continentes. O próximo encontro será em 2013, na Arábia Saudita. Os dois primeiros foram realizados na Rússia e na Espanha.

Na cerimônia, o presidente da Agência EFE, Álex Grijelmo, passou a presidência do Conselho Mundial de Notícias ao vice-presidente da Telam, Sergio Fernández Novoa, que terá mandato até 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação