Mundo

Oposição social-democrata controla Senado na República Tcheca

Agência France-Presse
postado em 23/10/2010 17:46
Praga ; O Partido Social Democrata da República Tcheca (CSSD, oposição) confirmou neste sábado sua vantagem nas eleições parciais para o Senado, conquistando a maioria absoluta na Câmara Alta, o que lhe permitirá deter as reformas do governo de centro-direita.

O CSSD obteve 12 das 27 cadeiras em jogo e soma agora 41 do total de 81 senadores.

O Partido Democrático Cívico (ODS, direita), do premier Petr Necas, obteve oito cadeiras e a outra formação da coalizão de governo, o TOP 09, duas cadeiras.

"É uma realidade com a qual precisamos conviver", declarou Necas logo após o anúncio dos resultados.

"Neste momento está claro que haverá mudanças", disse o líder do CSSD e ex-ministro das Finanças Bohuslav Sobotka, que não excluiu a cooperação com outros partidos presentes no Senado.

Formado em julho, o gabinete de Necas realiza importantes cortes nos gastos sociais e nos salários dos funcionários públicos, o que tem provocado protestos.

Formada pelo ODS, TOP 09 e o partido de centro Assuntos Públicos (VV), a coalizão de governo tem 118 das 200 cadeiras da Câmara dos Deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação