Mundo

Massacre em festa no México: 13 jovens assassinados e 20 feridos

Agência France-Presse
postado em 23/10/2010 18:02

Polícia Federal mexicana isola casa em Ciudad Juárez: 13 jovens executadosCiudad Juarez (México) ; Um grupo de pistoleiros invadiu na madrugada deste sábado (23/10) uma festa em Ciudad Juárez, matando 13 jovens e ferindo outros 20, informou Carlos Manuel Salas, procurador do estado de Chihuahua.

"Não sabemos as razões do ataque contra 33 pessoas em Horizontes do Sul, que deixou 13 mortos e 20 feridos", incluindo cinco em estado crítico.

O massacre ocorreu quando "pistoleiros chegaram em comboio em caminhonetes, entraram na casa e começaram a atirar". "No local foram encontradas mais de 70 cápsulas de calibre 7.62 e .223 (AR15)", destacou Salas.

Segundo a imprensa local, entre as vítimas fatais há cinco mulheres e sete homens, incluindo um jovem de 13 anos.

Uma mulher grávida e uma menina de sete anos também foram baleadas.

O massacre ocorreu à 1h40 local em uma área residencial de Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos e palco de sangrentas ações de narcotraficantes, que a converteram na mais violenta do México.

Meios de comunicação locais mostraram imagens de alguns cadáveres deixados na garagem da casa junto aos automóveis.

Vizinhos afirmaram à polícia que os pistoleiros chegaram em cerca de sete caminhonetes.

"As vítimas se encontravam no pátio da casa em festa quando vários sujeitos encapuzados, com uniformes escuros e grandes armas chegaram em diversas caminhonetes, invadiram e começaram a disparar contra as pessoas de forma indiscriminada", acrescentou a fonte da polícia.

Um vizinho revelou que o tiroteio durou mais de cinco minutos, e que durante o ataque duas caminhonetes fecharam os acessos à rua.

Segundo testemunhas, vários feridos foram socorridos em carros particulares.

O massacre ocorreu na zona residencial conhecida por Horizontes do Sul, situada a menos de dois quilômetros do local de outra matança, em janeiro passado, quando 16 jovens foram executados em uma festa.

Rotina de assassinatos

Ao menos 6.500 pessoas foram assassinadas nos últimos três anos em Ciudad Juárez, palco de uma luta sem quartel entre os cartéis de Juárez e Sinaloa pelo controle das rotas de narcotráfico para os Estados Unidos.

A violência ligada ao tráfico de drogas já deixou mais de 7 mil mortos este ano no México, segundo a Procuradoria Federal, no período mais violento desde o início da ofensiva do governo contra o narcotráfico, em dezembro de 2006.

A violência ligada ao tráfico de drogas já deixou mais de 7 mil mortos este ano no México, segundo a Procuradoria Federal, no período mais violento desde o início da ofensiva do governo contra o narcotráfico, em dezembro de 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação