Mundo

Furacão Richard ameaça América Central e México

Agência France-Presse
postado em 24/10/2010 17:15
MIAMI - O furacão Richard avançava neste domingo em direção à America Central, ameaçando Belize, Honduras e a península mexicana de Yucatán, anunciou neste domingo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Às 15H00 GMT (13H00 Brasília) de domingo, Richard seguia como furacão da categoria 1 (a mais fraca) a 155 km a leste-sudeste da Cidade de Belize, se deslocando em direção oeste-noroeste a uma velocidade de 19 km/h e com ventos de até 140 km/h, informou o NHC.

Um alerta de furacão foi emitido para Belize, algumas regiões de Honduras e para a Península de Yucatán.

Richard, a 17; tormenta da atual temporada de furacões, deve ganhar força antes de chegar a Belize na noite de domingo.

No Caribe hondurenho, 151 pessoas já foram evacuadas "preventivamente" por causa das chuvas provocadas pela aproximação de Richard, informaram as autoridades locais.

O chefe de operações da Comissão Permanente de Contingências (Copeco) de Honduras, Juan José Reyes, disse à AFP que a extremidade do furacão já passa "próximo às Ilhas da Baía rumo à Yucatán".

"Realizamos evacuações preventivas" em Utila e Guanaja (Ilhas da Baía), e no porto de Trujillo, informou Reyes.

No México, o sul do estado de Quintana Roo (leste) está sob "alerta vermelho" diante da aproximação de Richard, que deve provocar fortes ondas e chuvas torrenciais na região.

O "alerta vermelho" envolve a capital do estado, Chetumal, onde está proibida a venda de bebidas alcoólicas; e as atividades ao ar livre foram suspensas.

O território mexicano deve ser atingido por ventos firmes de 170 km/h e rajadas de até 220 km/h.

O Serviço Meteorológico Nacional também prevê fortes ondas e chuvas torrenciais nos estados de Tabasco e Chiapas, no sul do México.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação