Mundo

Polêmica: Piñera assina livro da Presidência alemã com frase nazista

Agência France-Presse
postado em 25/10/2010 16:27
Santiago - O presidente chileno, Sebastián Piñera, causou polêmica ao assinar o livro de ouro de visitas da Presidência da Alemanha com uma citação que faz alusão ao hino nazista, razão pela qual o chanceler Alfredo Moreno afirmou que o chefe de Estado só buscou mostrar agradecimento, pedindo que não fosse mal entendido.

"Temos que ficar com o essencial da visita, tivemos uma recepção fantástica. No último dia, ao assinar o livro, (Piñera) escreveu uma frase em inglês e no final, acrescentou ;Deutschland über alles; - Alemanha acima de tudo - como dando vivas à Alemanha, ou Viva à França, simplesmente reconhecendo e agradecendo", disse Moreno à imprensa.

"Temos que ficar com isso, que é o essencial. Que depois outras pessoas deem uma conotação que não tem, isto é da mente de outras pessoas", acrescentou.

Moreno descartou as versões de jornalistas, segundo as quais o governo alemão retirará a frase do livro e pedirá ao presidente Piñera que o assine novamente.

"Toda esta informação de que a citação será substituída, que há pedidos, correspondem a outra coisa que não tem qualquer relação com a realidade", disse Moreno.

Nesta segunda-feira (25/10), o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, noticiou que durante viagem pela Alemanha, após tomar o café da manhã com o presidente alemão, Christian Wulff, no último sábado, Piñera assinou o livro de visitas da Presidência, escrevendo a frase ;Deutschland über alles;, com a qual começava o antigo hino nazista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação