Mundo

Piñera pede desculpas à Alemanha por citar frase nazista

Agência France-Presse
postado em 25/10/2010 19:19
Santiago - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, pediu desculpas nesta segunda-feira (25/10) à Alemanha por escrever no livro de ouro de visitas da presidência uma citação nazista, e garantiu desconhecer que a frase estivesse "ligada ao passado obscuro do país".

Piñera afirmou que não sabia que "Deutschland über alles" (Alemanha acima de tudo) é uma frase do início do antigo hino nacional alemão, após escrevê-la na visita que fez ao presidente alemão, Christian Wulff.

"Não tinha qualquer conhecimento de que esta frase pudesse estar ligada a um passado obscuro da Alemanha, mas lamento e peço desculpas pelo caso".

Piñera revelou que aprendeu a frase quando era menino e estudava em um colégio alemão, no contexto da reunificação da Alemanha de Otto von Bismarck.

"No sábado, durante meu encontro com o presidente da Alemanha, Christian Wulff, escrevi uma frase de gratidão e reconhecimento pelo que a Alemanha fez ao Chile após o terremoto e no resgate dos mineiros".

"Acrescentei no final uma frase que sabia desde menino, na década de 50 e 60, no Colégio Verbo Divino, que era ;Deutschland, Deutschland über alles; - Alemanha, Alemanha acima de tudo - e que surgiu da reunificação alemã nos tempos de Bismarck para destacar que a Alemanha estava acima dos quatro reinos que formaram esta grande nação".

A polêmica veio à tona após o jornal alemão Süddeutsche Zeitung denunciar a gafe de Piñera, que no sábado tomou café da manhã com o presidente alemão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação