Mundo

EUA estão "preocupados" com a influência do Irã no Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 25/10/2010 20:07
Washington - A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira (25/10) que o mundo "tem todos os motivos para estar preocupado" com a influência do Irã no Afeganistão, após o presidente Hamid Karzai admitir que recebeu bolsas de dinheiro de Teerã.

Bill Burton, porta-voz adjunto da Casa Branca, afirmou aos jornalitas que viajam em campanha com o presidente Barack Obama que o governo viu os relatórios sobre os pagamentos feitos a um assessor de Karzai.

"Acho que o povo americano e o mundo inteiro têm... todos os motivos para estar preocupado com relação à tentativa do Irã de ser uma influência negativa sobre o Afeganistão", afirmou.

Burton acrescentou que o Irã tem a responsabilidade de exercer "uma influência positiva na formação do governo no local e de assegurar que o Afeganistão não seja país onde terorristas encontrem um local seguro ou onde ataques possam ser planejados".

Karzai reconheceu que o assessor recebeu "bolsas de dinheiro" do Irã, mas insistiu que era uma forma de auxílio, como as que recebeu de outros países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação