Mundo

Lixeiros de Marselha decidem retomar trabalho

Agência France-Presse
postado em 25/10/2010 21:12
Marselha - Os lixeiros de Marselha votaram por retomar o trabalho nesta terça-feira pela manhã por "razões sanitárias", após 14 dias de greve contra a reforma da aposentadoria que deixou a cidade do sudeste da França em meio a toneladas de lixo, indicou uma fonte oficial.

"O espírito da responsabilidade prevaleceu, tivemos um diálogo muito construtivo com o sindicato majoritário (Força Trabalhista)", declarou à AFP Eugene Caselli, presidente socialista da Comunidade Urbana de Marselha (organismo público de cooperação intergovernamental).

Desde 11 de outubro, dia do início da greve, cerca de 10 mil toneladas de lixo se acumularam nas ruas de Marselha.

Na última sexta-feira, o Senado francês aprovou a impopular reforma do conservador Nicolás Sarkozy, que prevê elevar de 60 a 62 anos a idade mínima para se aposentar, e de 65 para 67 anos a idade para obter uma aposentadoria integral.

A reforma será adotada definitivamente na quarta-feira pelo Parlamento, após um acordo entre as duas câmaras, nesta segunda-feira (25/10), sobre um texto único.

O governo pediu hoje o fim das greves, que já custaram mais de três bilhões de euros, mas os sindicatos não cedem e devem realizar nesta semana novas manifestações e manter a pressão no estratégico setor da energia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação