Mundo

Após ataque à delegacia, 14 policiais se demitem no México

Agência France-Presse
postado em 26/10/2010 16:58
México - Os 14 policiais de uma cidade do estado mexicano de Nuevo Leon (norte), devastado pela guerra dos cartéis de drogas, se demitiram após um ataque a granada, que não fez feridos, à delegacia onde trabalhavam, anunciaram nesta terça-feira (26/10) autoridades municipais.

"Um grupo atacou nossa delegacia de polícia na noite de segunda-feira. Eles lançaram dez granadas, mas duas não explodiram. Houve danos materiais; felizmente ninguém ficou ferido", declarou à AFP um policial de Los Ramones (seis mil habitantes), que preferiu não ter o nome divulgado.

Dezenas de marcas de bala podem ser vistas na fachada do prédio, inaugurado há apenas três dias e onde se encontravam seis policiais, que saíram ilesos do local.

Os 14 policiais da cidade, situada a 120km a leste de Monterrey, capital do estado Nuevo Leon, "já se demitiram por causa da situação", declarou o prefeito, Santos Salinas, ao jornal Reforma.

Soldados chegaram nesta terça-feira a Los Ramones para garantir a segurança, acrescentou o jornal.

Desde o início do ano vêm ocorrendo inúmeros confrontos entre cartéis do Golfo e os antigos aliados da gangue dos Zetas em Monterrey, terceira cidade do México, e arredores.

Dois prefeitos de cidades próximas a Monterrey foram assassinados desde o fim de agosto e o lançamento de uma granada em uma praça pública de uma cidade na periferia feriu dezenas de civis, incluindo seis menores, no início do mês.

Em escala nacional, a "guerra dos cartéis" fez mais de 28 mil mortos, entre acertos de contas e confrontos com policiais, desde a chegada no poder do presidente Felipe Calderón em dezembro de 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação