Mundo

Morre o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner

postado em 27/10/2010 11:21
Néstor Kirchner sofreu uma parada cardiorrespiratória com morte súbitaMorreu, na madrugada desta quarta-feira (27/10), o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner. De acordo com o jornal argentino Clarín, ele sofreu uma "parada cardiorrespiratória com morte súbita". Kirchner passou mal em casa e foi levado para o hospital El Calafate pela esposa, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Os médicos, no entanto, não conseguiram reanimá-lo. O ex-presidente tinha 60 anos.

Ainda segundo o periódico, Néstor Kirchner sofreu pelo menos duas internações de urgência neste ano. A primeira foi em fevereiro, quando operou a artéria carótida. Em setembro, ele foi submetido a uma angioplastia para desobstruir a artéria coronária.

Em 2003, Kirchner foi eleito presidente da Argentina. Durante o mandato, enfrentou críticas devido à queda do poder de compra dos argentinos. Apesar disso, o ex-presidente conseguiu fazer da mulher sucessora na Presidência.

Na juventude, Kirchner integrou o movimento justicialista. Depois, atuou como membro da Juventud Peronista. Ao longo da ditadura, ele ficou afastado da vida política. Em 1987, foi eleito prefeito da região de Rio Gallegos. Em seguida, tornou-se governador da província de Santa Cruz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação