Mundo

Governo brasileiro avalia se enviará ajuda humanitária à Indonésia

Agência France-Presse
postado em 27/10/2010 13:39
Rio de Janeiro - O governo brasileiro estuda o envio de ajuda humanitária à Indonésia. O país asiático foi atingido, no últimos dias, por um terremoto de 7,7 graus de magnitude, seguido de um tsunami e da erupção do vulcão Merapi. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira (27/10) que ainda será feita uma avaliação para conhecer as reais necessidades do país, que já tem cerca de 300 mortos provocados pelas tragédias.

;É preciso ver ainda o que nós podemos fazer, porque o ano está chegando ao fim e os recursos também. Mas se nós pudermos dar alguma ajuda, isso será feito. Ainda não tenho nenhuma avaliação precisa de quanto eles estão precisando;, disse Amorim, que destacou que, após o grande tsunami de 2004, o Brasil enviou aviões com ajuda ao Sri Lanka e à própria Indonésia.[SAIBAMAIS]

Esta semana, o governo brasileiro também anunciou ajuda ao Haiti, que sofre uma epidemia de cólera que já matou quase 300 pessoas. O Ministério das Relações Exteriores já destinou US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,4 milhões) para o país caribenho. Já o Ministério da Saúde está enviando um avião hoje com dois epidemiologistas e insumos médicos. ;Estamos vendo como é possível transferir, através da Organização Pan-americana da Saúde, recursos que já estão destinados ao Haiti;, afirmou.

De acordo com o chanceler, o foco da ajuda é a população haitiana, mas há preocupação também com os cidadãos brasileiros que estão no Haiti ; como os militares da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, diplomatas e pessoas que trabalham em organizações não governamentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação