Mundo

OMS: epidemia de cólera no Haiti ainda não está sob controle

Agência France-Presse
postado em 27/10/2010 13:57
GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta quarta-feira (27/10) que a epidemia de cólera ainda não alcançou seu teto máximo e está fora de controle. "Não acho que a epidemia esteja contida", afirmou a dra. Claire-Lise Chaignat, coordenadora do grupo especial de luta contra a cólera da OMS.[SAIBAMAIS]

No entanto, no domingo, a ministra haitiana das Relações Exteriores, Marie Mich;le Rey, declarou-se confiante de que a epidemia estava contida. A dra. Chaignat contou que a OMS recomenda às autoridades haitianas que se preparem para uma situação pior, ou seja, para ver a bactéria se desenvolver em Porto Príncipe. Na capital, milhares de pessoas se amontoam em acampamentos improvisados depois do terremoto de 12 de janeiro, que deixou mais de 250 mil mortos. Por outro lado, considerou que ainda é muito cedo para falar de ponto culminante.

A ministra destacou que o índice de mortalidade baixou, alcançando 7,7%, contra 10% quando a epidemia começou. "Este sinal positivo mostra que a resposta foi colocada em andamento", afirmou. No entanto, ela frisou que o índice continua sendo elevado.

A coordenadora da OMS desmentiu os rumores, segundo os quais a enfermidade foi levada pelo por voluntários de países onde a cólera está presente. "Estamos muito surpresos com esta epidemia no Haiti. Nunca vimos a cólera no país anteriormente", insistiu, acrescentando que não é a primeira vez que a cólera aparece numa área sem que haja uma explicação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação