Agência France-Presse
postado em 27/10/2010 15:46
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta quarta-feira (27/10) um luto oficial de três dias pela morte do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, a quem definiu como um "grande aliado e fraternal amigo" em um nota de pesar.
"Sempre tive em Néstor Kirchner um grande aliado e fraternal amigo. Foram notáveis seu papel na reconstrução econômica, social e política de seu país e seu empenho na luta comum na integração sul-americana", indicou o presidente brasileiro. "O governo brasileiro e eu recebemos consternados a notícia", acrescentou.
"Os brasileiros se associam à dor de nossos irmãos argentinos neste momento amargo. Como expressão de nossos sentimentos, decreto luto oficial de três dias', afirma a nota divulgada pela presidência da República.
Lula da Silva recebeu do embaixador brasileiro na Argentina a notícia do falecimento do ex-presidente durante um evento público no sul do Brasil.
"Acabamos de receber uma notícia triste, que nosso embaixador na Argentina nos comunicou, de que acaba de falecer de ataque cardíaco o ex-presidente Nestor Kircher. (...) Foi nosso embaixador que ligou para nos avisar", afirmou o presidente, segundo a gravação do discurso divulgada pela presidência.
Foi Lula quem avisou à imprensa que o acompanhava sobre a morte do ex-presidente argentino.