Mundo

Quinze pessoas são mortas num lava a jato, no México

Agência France-Presse
postado em 27/10/2010 16:19

México - Um grupo de homens armados assassinou nesta quarta-feira (27/10) 15 jovens em um lava a jato no estado mexicano de Nayarit (oeste), informou à AFP um porta-voz da Procuradoria.

"Eram todos jovens os que foram mortos no estabelecimento de Tepic", a capital do estado, disse o funcionário.

Segundo o jornal El Universal, os agressores chegaram em três caminhonetes e crivaram de balas as vítimas, que trabalhavam no local e se tratavam num centro de atenção a dependentes de drogas.

Esses centros de reabilitação tornaram-se alvo dos cartéis de narcotraficantes mexicanos, tendo sido cenário de pelo menos três grandes matanças no último ano; a mais recente ocorreu no domingo em Tijuana (norte), onde foram mortas 13 pessoas.

Esse foi o terceiro massacre em menos de uma semana no México, com o total de 42 mortos, incluindo o ataque contra o centro de reabilitação de Tijuana.

O governador de Nayarit, Ney González, confirmou que no ataque morreram 15 pessoas.

Segundo o porta-voz da Procuradoria, "os corpos não foram identificados, mas são de jovens, na maioria".

Testemunhas revelaram que entre oito e 10 homens armados chegaram em três veículos e atiraram contra os jovens, que trabalhavam no lava a jato e faziam tratamento no centro de desintoxicação Alcance Victoria.

Os centros de reabilitação de dependentes de drogas são alvo frequente dos cartéis de narcotraficantes mexicanos, que cometeram mais de 28 mil assassinatos nos últimos quatro anos.

Na noite do último domingo, treze internos de um centro de reabilitação para dependentes químicos em Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos, foram colocados diante de um muro e fuzilados.

Na madrugada do último sábado, outro grupo armado invadiu uma festa, em Ciudad Juárez, também na fronteira com os Estados Unidos, matando 14 pessoas.

O presidente Felipe Calderón qualificou hoje os massacres de "intoleráveis atos de barbárie perpetrados por pessoas sem escrúpulos que assassinam jovens".

Nayarit, situado sobre o corredor que une o Pacífico à fronteira com os Estados Unidos, e um estado com baixo nível de violência e até então estava à margem da guerra do narcotráfico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação