Agência France-Presse
postado em 27/10/2010 20:12
Chicago - Uma violenta tempestade, acompanhada de tornados, castigou nesta quarta-feira (27/10) a região central dos Estados Unidos pelo segundo dia consecutivo, provocando a suspensão de vários voos.Entretanto, nas províncias vizinhas do Canadá, foram registradas as primeiras nevascas do ano.
Um sistema de baixas pressões sem precedentes se deslocava para o leste, fazendo com que fossem emitidos alertas de tornado em sete estados americanos, do Mississippi, sobre o Golfo do México, a Nova Jersey, no nordeste.
Também foi declarado alerta de vendavais na Dakota do Norte (norte dos EUA), onde a porção final da tempestade violenta que se formou na terça-feira - apelidada de "Chiclone" pela mídia, combinação entre "Chicago" e "cyclone" - soprava até 100km/h.
Em Manitoba (centro do Canadá), caíram 30cm de neve. A capital da província, Winnipeg, "teve recorde de pressão barométrica mais baixa de todos os tempos", segundo o Environnement Canada.
Ao mesmo tempo, no meio oeste americano entrava em ação uma vasta operação de limpeza, depois que milhares de habitantes ficaram sem eletricidade, na terça-feira, devido a 24 tornados que derrubaram tetos, árvores e postes, noticiou o serviço nacional de meteorologia.
Por volta do meio-dia desta quarta-feira, o aeroporto internacional O;Hare de Chicago havia cancelado 150 voos e sofreu atrasos.
Na véspera, 500 voos foram cancelados.