Mundo

Capturados na Colômbia 20 integrantes de rede que enviava drogas aos EUA

Agência France-Presse
postado em 28/10/2010 14:24
Bogotá - As autoridades colombianas capturaram em diversos locais do país 20 supostos integrantes de uma rede que enviava drogas por via marítima aos Estados Unidos, por meio da América Central, anunciou nesta quinta-feira (28/10) a polícia.

Os detidos faziam parte da organização do narcotraficante Maximiliano Bonilla, ou ;Valenciano;.

"Trata-se, em maioria, de vigilantes de portos e mecânicos de barcos que, aproveitando de sua condição, facilitavam a entrada de cargas de cocaína e heroína.

Segundo a agência americana antidrogas (DEA), Bonilla tem vínculos diretos com o cartel mexicano de "Los Zetas", pesando contra ele, desde 2008, uma acusação na Corte do distrito Leste de Nova York, por crimes de narcotráfico e lavagem de dinheiro.

A Colômbia foi, até 2009, o primeiro produtor mundial de folha de coca, mas foi deslocada pelo Peru, com 119 mil toneladas métricas da folha de coca, segundo estudo do escritório das Nações Unidas contra a Droga (UNDOC), divulgado em junho passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação