Agência France-Presse
postado em 28/10/2010 14:25
Buenos Aires - Os presidentes do Uruguai, José Mujica, e do Chile, Sebastián Piñera, chegaram nesta quinta-feira (28/10) a Buenos Aires para participar dos funerais do ex-presidente Néstor Kirchner (2003/2007), falecido nessa quarta-feira, vítima de parada cardiorrespiratória."Queremos dizer ao povo argentino que estamos solidários neste momento", enfatizou Mujica ao chegar.
O presidente uruguaio, da coalizão de esquerda Frente Ampla, viajou acompanhado de representantes dos partidos Nacional, Colorado e Independente.
Piñera afirmou que "Nestor Kirchner dedicou uma vida inteira ao serviço público", mostrando-se confiante de que a viúva e presidenta Cristina Kirchner terá "a força necessária para seguir liderando o destino da Argentina".
"Foi uma perda para toda a América porque, como secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) defendia o compromisso do continente de proteger a democracia e os direitos humanos, com zelo e eficácia", disse Piñera.
Antes, chegou o presidente da Bolívia, Evo Morales, sendo esperadas ainda a presença de seus colegas de Venezuela, Uruguai, Paraguai, Brasil, Equador, Colômbia e Chile.
O corpo de Kirchner está sendo velado em Buenos Aires e, depois, será trasladados à província natal de Santa Cruz (sul), onde será enterrado.