Agência France-Presse
postado em 28/10/2010 14:31
Acerra - O chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, prometeu nesta quinta-feira (28/10) em Nápoles, tomada pelo lixo devido às manifestações dos habitantes da região contra a abertura de um novo aterro sanitário, que a cidade será limpa até daqui três dias."Daqui a três dias, não haverá mais lixo em Nápoles", afirmou Berlusconi, depois de visitar um incinerador de lixo em Acerra, perto de Nápoles.
O chefe do governo, acompanhado do diretor da Defesa Civil, Guido Bertolaso, encarregado de solucionar o problema, também participou de um encontro com autoridades locais.
Há quase duas semanas, a cidade de Terzigno, próxima a Nápoles, foi palco de violentos distúrbios entre a polícia e moradores, contrários ao aterro sanitário.
No domingo, milhares de pessoas protestaram pacificamente perto de Terzigno para pedir o fechamento de um lixão a céu aberto local.
Berlusconi disse que o projeto de abertura de um novo aterro, em Cava Vitiello, está "congelado".
"Em relação a Cava Vitiello, qualquer decisão está suspensa até segunda ordem", afirmou, mas ponderou que não há outra alternativa para o lixo da região. "Dentro de dez dias, voltarei para verificar a situação e me reunir com todos os prefeitos", acrescentou.