NAGOIA - Um acordo sobre a divisão dos lucros procedentes dos recursos genéticos do planeta pode ser alcançado nesta sexta-feira em Nagoia, Japão. "A proposta foi aceita pelos representantes dos grupos regionais. Queremos examinar a adoção deste acordo mais tarde", anunciou o ministro japonês do Meio Ambiente, Ryu Matsumoto, durante a Convenção sobre a Diversidade Biológica.
Segundo um delegado europeu, consultas estavam sendo feitas para garantir o apoio de todos os países dentro de cada grupo regional. A votação dos 193 membros da convenção pode ocorrer ainda nesta sexta-feira.
O protocolo sobre o Acesso e a Divisão das Vantagens (ABS) tem como objetivo fazer com que os lucros gerados pelas empresas (laboratórios farmacêuticos, cosméticas, entre outras) de genes provenientes da reserva de biodiversidade dos países do hemisfério sul (animais, plantas, microorganismos) sejam compartilhados com estes últimos.
A reunião de Nagoia começou em 18 de outubro com o objetivo de fixar 20 metas estratégicas para 2020. A meta é proteger a biodiversidade e conter o alarmante ritmo de desaparecimento das espécies.
Entre os objetivos mundiais está a extensão das áreas protegidas (atualmente 13% da superfície do planeta e pouco menos de 1% dos oceanos).
Por conta da exploração excessiva de recursos, da poluição, modificação de habitats e da mudança climática, a taxa de extinção de animais e vegetais é atualmente até mil vezes mais elevada que a taxa histórica conhecida até então, segundo a ONU.
jca-kma/fp