Agência France-Presse
postado em 29/10/2010 19:15
LONDRES - O governo britânico anunciou nesta sexta-feira (29/10) à noite que "estuda urgentemente medidas de segurança" para todos os aviões de carga procedentes do Iêmen, após um pacote suspeito ser encontrado em um avião de transporte que viajava do Iêmen aos Estados Unidos, durante uma escala em um aeroporto britânico."Estudamos com urgência as medidas de segurança que devem ser tomadas no que se refere aos aviões de carga procedentes do Iêmen", declarou em um comunicado a ministra do Interior, Theresa May. "A segurança segue como a prioridade número 1. Trabalhamos com nossos colegas estrangeiros e continuaremos fazendo isso", acrescentou.
"Neste momento, não há nada que sugira que algum lugar da Grã-Bretanha fosse o objetivo", afirmou, lembrando que os voos diretos entre Iêmen e Grã-Bretanha estão suspensos desde janeiro.
Segundo uma fonte do ministério do Interior, o avião que transportava o pacote suspeito havia feito outra escala antes de aterrissar na Grã-Bretanha.
O pacote, interceptado no aeroporto regional de East-Midlands (centro) não continha nenhum artefato explosivo, segundo a polícia federal americana (FBI), ainda que não tenha informado se foram encontrados detonadores.
Segundo a BBC, o objeto encontrado "não é uma bomba completa, mas é uma ameaça em potencial". Esta descoberta, ocorrida nesta sexta-feira às 03H28 (00H28 de Brasília) provocou um alerta no mundo inteiro.
Desde a tarde, aviões de carga estão sendo inspecionados nos aeroportos de Newark (perto de Nova York) e Filadélfia (nordeste), nos EUA. Em Dubai, mais um pacote suspeito foi interceptado a bordo de outro avião de carga com destino aos Estados Unidos e procedente também do Iêmen. Segundo o FBI, este pacote também não continha explosivos.
Os dois objetos interceptados tinham como destinatárias instituições religiosas em Chicago, no norte dos Estados Unidos.