Agência France-Presse
postado em 29/10/2010 19:51
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (29/10) à imprensa que pacotes suspeitos encontrados em aviões de carga em Dubai e Grã-Bretanha "continham aparentemente explosivos" e constituem "uma ameaça terrorista real" que visava a "instituições judaicas" nos EUA.Obama também prometeu destruir a rede Al-Qaeda no Iêmen, que estaria por trás da tentativa de atentado. "Quero informar ao povo americano de uma ameaça terrorista no país", disse Obama sobre os pacotes interceptados em aviões de carga provenientes do Iêmen e com destino a Chicago.
"Ontem à noite e hoje cedo, nossos profissionais das forças de inteligência, trabalhando com nossos amigos e aliados, identificaram dois pacotes suspeitos" que se dirigiam para "dois locais de culto judaico em Chicago", revelou Obama, acrescentando que foram encontrados em Dubai e no aeroporto East-Midlands, na Grã-Bretanha. "Um exame inicial destes pacotes determinou que eles aparentemente contêm material explosivo".
Sobre a origem dos pacotes, Obama destacou que sabe "que a Al-Qaeda na península arábica, o grupo terrorista baseado no Iêmen, continua a planejar ataques contra nossa pátria, nossos cidadãos, e nossos amigos e aliados. Vamos avançar, continuar reforçando nossa cooperação com o governo iemenita para destruir a Al-Qaeda no Iêmen", disse.
O assessor de Obama contra o terrorismo, John Brennan, telefonou hoje para o presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, para discutir "a gravidade dessa ameaça". Segundo Obama, o presidente Saleh prometeu "a cooperação total" do Iêmen na investigação.
A Autoridade de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos confirmou que "um pacote suspeito procedente do Iêmen foi interceptado. Seria carregado em um avião da Fedex que partiria para os Estados Unidos".
O governo britânico anunciou que "estuda com urgência as medidas de segurança que devem ser tomadas no que se refere aos aviões de carga procedentes do Iêmen". "A segurança segue como a prioridade número 1. Trabalhamos com nossos colegas estrangeiros e continuaremos fazendo isso", declarou a ministra do Interior, Theresa May.
"Neste momento, não há nada que sugira que algum lugar da Grã-Bretanha fosse o objetivo", afirmou, lembrando que os voos diretos entre Iêmen e Grã-Bretanha estão suspensos desde janeiro.
O pacote foi identificado no aeroporto regional de East-Midlands (centro) e segundo a BBC, o objeto encontrado "não é uma bomba completa, mas é uma ameaça em potencial". Desde a tarde, aviões de carga estão sendo inspecionados nos aeroportos de Newark (perto de Nova York) e Filadélfia (nordeste), nos EUA.