Agência France-Presse
postado em 30/10/2010 10:42
CABUL - O presidente afegão Hamid Karzai pediu neste sábado explicações ao comando da Otan após a operação antinarcóticos executada por russos e americanos, sem a permissão do governo segundo ele, na região leste do Afeganistão."Nenhuma organização ou institução tem o direito de realizar este tipo de operação em nosso território sem a permissão e aprovação do governo afegão", afirma a presidência do Afeganistão em um comunicado.
"O Afeganistão condena esta ação da Otan e lembra que estas operações unilaterais são uma clara violação da soberania do Afeganistão e das leis internacionais", acrescenta a nota, que adverte para uma reação de Cabul no caso de repetição do ato.
Russos e americanos executaram pela primeira vez uma operação antinarcóticos conjunta no Afeganistão, anunciou na sexta-feira o diretor do serviço russo de combate às drogas, Viktor Ivanov.
A autoridade russa disse que o país deseja realizar mais ações do tipo e mobilizar seus especialistas na região.
A intervenção no leste do Afeganistão dos serviços russos antinarcóticos, das forças especiais americanas e do ministério afegão do Interior permitiu a destruição de 932 quilos de heroína e 156 kilos de ópio, uma quantidade avaliada em 250 milhões de dólares, segundo Ivanov.