Mundo

Presidente israelense diz que inimigos da paz serão vencidos

Agência France-Presse
postado em 30/10/2010 20:50

TEL AVIV - O presidente israelense, Shimon Peres, afirmou neste sábado que os defensores da paz acabarão vencendo, durante um ato público em Tel Aviv para lembrar os 15 anos do assassinato do primeiro-ministro Yitzhak Rabin.

"Estamos mais determinados que os inimigos da paz, e por isso venceremos", declarou Peres, para as cerca de 20.000 pessoas que se reuniram na praça Rabin, em Tel Aviv, local onde o então chefe do governo israelense foi morto depois de participar de uma manifestação pela paz.

"Naturalmente, o caminho para a paz é longo e difícil, e nossos vizinhos (árabes) não nos ajudam, mas não poderão nos tirar a esperança da paz", destacou.

Ícone das negociações de paz com os palestinos, Yithzhak Rabin foi assassinado no dia 4 de novembro de 1995 em Tel Aviv por Ygal Amir, ultranacionalista religioso, que era contra os acordos de paz de Oslo (1993), considerados uma traição pela extrema direita.

Em 1994, Rabin compartilhou o Prêmio Nobel da Paz com Peres e com o então dirigente palestino Yasser Arafat, morto em 2004.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação