Mundo

Vietnã e Rússia fecham acordo para construção de central nuclear

Agência France-Presse
postado em 31/10/2010 12:44
HANÓI - Vietnã e Rússia assinaram neste domingo um acordo para a construção da primeira central nuclear vietnamita, um contrato de US$ 5,58 bilhões. A cerimônia de assinatura teve a presença do presidente russo Dmitri Medvedev, que pretende reforçar os laços com o antigo aliado comunista.

O desenvolvimento nuclear no Vietnã tem relação com o bom momento econômico do país, acompanhado por uma crescente demanda de energia. Em 2009, o Vietnã registrou crescimento de 5,30%, o que elevou em 10% a necessidade energética anual.

Hanói planeja construir duas centrais com dois reatores de 1.000 megawatts cada. A previsão é que pelo menos um dos reatores esteja em funcionamento em 2020.

A Rússia pretende expandir seu mercado de energia nuclear. Em março, o primeiro-ministro Vladimir Putin estabeleceu como meta o aumento da participação russa neste setor no mercado internacional dos atuais 16% para 25%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação