Mundo

Pacote-bomba endereçado à chancelaria alemã é desativado

Agência France-Presse
postado em 02/11/2010 17:05
BERLIM - Um pacote-bomba foi desativado nesta terça-feira (2/11) nos escritórios da chancelaria de Berlim, anunciou o porta-voz do governo, Steffen Seibert.

O conteúdo do pacote, endereçado à chanceler Angela Merkel, era "no mínimo destinado a ferir pessoas", enfatizou o porta-voz. Indagado se o conteúdo era mesmo um pó negro, mencionado pela imprensa local, Seiber limitou-se a dizer que a investigação prosseguia.

O pacote chegou pelo correio num momento em que Angela Merkel se encontra em visita oficial na Bélgica.

Segundo a imprensa, os especialistas em bomba desarmaram o pacote com a ajuda de um canhão de água. Além disso, o pacote, de pequeno porte, teria sido expedido do ministério grego da Economia, em Atenas.

"Os controles de rotina localizaram o pequeno pacote apresentando sinais suspeitos indicando a possibilidade de explosivos", segundo um comunicado do governo, afirmando ainda que ninguém ficou ferido.

O prédio da chancelaria, que se encontra a alguns metros do posto que recebe o correio, não chegou a ser evacuado.

A descoberta acontece no mesmo dia em que a polícia grega detectou nesta terça-feira o envio de cinco pacotes-bomba às embaixadas do Chile, Suíça, Bulgária, Rússia e Alemanha, sendo que um deles explodiu sem provocar vítimas.

O pacote que explodiu era destinado à representação suíça. De acordo com os primeiro elementos da investigação, os funcionários da embaixada jogaram o artefato no pátio depois que o consideraram suspeito.

Os outros quatro pacotes foram neutralizados pelo esquadrão antibombas da polícia grega, que foi alertada pelas embaixadas ou pelos funcionários das empresa de entrega que transportaram as caixas.

Os incidentes aconteceram um dia depois da prisão de dois jovens gregos, um deles procurado pela justiça sob a acusação de extremismo anarquista, acusados de tentativa de envio de pacotes-bomba ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, assim como às embaixadas do México, Holanda e Bélgica na segunda-feira.

Um pacote explodiu em uma agência de entregas rápidas e uma pessoa ficou levemente ferida. Os suspeitos, que estavam armados, foram levados a um juiz nesta terça-feira.

A polícia ainda não conseguiu precisar a data de envio dos novos pacotes detectados nesta terça-feira.

As ameaças acontecem em um clima de tensão social na Grécia, a poucos dias das eleições locais cruciais para o governo socialista, que adotou um impopular programa de austeridade para tentar controlar a gigantesca dívida grega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação