Agência France-Presse
postado em 02/11/2010 22:10
WASHINGTON - Não importa quem vença as legislativas americanas, a política dos Estados Unidos no Oriente Médio não sofrerá mudanças, anunciou esta terça-feira (2/11) o Departamento de Estado."Os governos democratas e republicanos, apoiados pelo Congresso sob uma liderança democrata ou republicana, apoiaram nossa vontade de levar a paz ao Oriente Médio", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, durante entrevista coletiva.
"Isto é de um interesse significativo ao nível nacional e não espero que o resultado eleitoral tenha um impacto nisto", acrescentou.
Analistas consultados pela AFP em Jerusalém previram que um enfraquecimento do Partido Democrata do presidente Obama nas eleições de meio de mandato, fortaleceria o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que estaria em melhores condições de resistir às demandas de deter a colonização judaica em territórios palestinos.
Com as conversações de paz suspensas devido à colonização israelense, o presidente palestino, Mahmud Abbas, conta com Washington para pressionar Netanyahu a deter as construções na Faixa de Gaza.