Agência France-Presse
postado em 03/11/2010 09:43
WASHINGTON - O presidente Barack Obama afirmou que deseja encontrar pontos em comum com os republicanos, que conseguiram vitórias importantes no Congresso nas eleições legislativas. O objetivo, segundo ele, é que os Estados Unidos possam avançar, informou a Casa Branca.Obama ligou para o líder republicano John Boehner, que deve ser o próximo presidente da Câmara de Representantes, para afirmar que "espera trabalhar com ele e com os republicanos para encontrar pontos em comum, fazer o país avançar e alcançar conquistas para os americanos".[SAIBAMAIS]
A oposição republicana obteve maioria na Câmara de Representantes, mas não conseguiu o mesmo no Senado, segundo as projeções eleitorais.
Obama também ligou para o líder da bancada republicana no Senado, Mitch McConnell, e para a atual presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, que deve perder o posto para Boehner.
A assessoria de Boehner descreveu a ligação do presidente como "curta mas agradável". "Eles discutiram como trabalhar juntos para tratar as prioridades dos americanos, que, na opinião de Boehner, são criar empregos e cortar os gastos governamentais", afirma um comunicado divulgado pelo gabinete do líder republicano.