Mundo

EUA classificam grupo iraniano Jundallah como organização terrorista

Agência France-Presse
postado em 03/11/2010 13:48
WASHINGTON - Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (3/11) que classificaram como organização terrorista o grupo sunita Yundallah, que promove uma rebelião na província do Sistão Baluchistão, sudeste do Irã.

"Desde seu início em 2003, o Yundallah esteve envolvido em inúmeros casos de morte e mutilação de civis iranianos e autoridades, principalmente na província do Sistão Baluchistão", assinalou o departamento de Estado americano em um comunicado.

O grupo extremista Yundallah (Soldados de Deus) diz lutar pelos interesses da etnia baluche. A comunidade de maioria sunita representa uma parte importante dos habitantes do Sistão-Baluchistão, província na fronteira com o Paquistão e o Afeganistão.

Em meados de julho, o grupo reivindicou um atentado contra uma mesquita xiita da capital provincial, Zahedan, que matou 28 pessoas e feriu mais de 250. Entre as vítimas, havia membros da Guarda da Revolução, o exército ideológico do regime islâmico, contra a qual estava dirigido o ataque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação