Mundo

Apreendido volume recorde de maconha em túnel entre EUA e México

Agência France-Presse
postado em 04/11/2010 18:11
Los - As polícias dos Estados Unidos e do México apreenderam um recorde de 30 toneladas de maconha em um túnel usado por narcotraficantes na fronteira entre os dois países no sul da Califórnia (oeste), informaram nesta quinta-feira funcionários de Imigração e Alfândega.

Duas pessoas foram detidas por agentes que descobriram na véspera o túnel entre a cidade mexicana de Tijuana e San Diego, do lado americano.

"Os agentes acreditam que este túnel pertença a um importante cartel de drogas mexicano", disse Lauren Mack, porta-voz da Agência de Imigração e Alfândega americana (ICE).

"Esta é uma das maiores apreensões da história dos Estados Unidos" e a maior já realizada em um túnel na fronteira, informou à AFP, após avaliar o custo da droga apreendida em US$ 20 milhões.

Na quarta-feira, autoridades anunciaram a apreensão de mais de 20 toneladas do lado americano da fronteira, no sul da Califórnia, com o México, enquanto militares mexicanos apreenderam, por sua vez, 4,5 toneladas da droga, informaram fontes das agências federais.

Em operação noturna celebrada em Otay Mesa, San Diego (200km ao sul de Los Angeles), foi encontrada a saída de um túnel de 550m de extensão, que atravessava o subterrâneo de alguns armazéns até uma localidade em Tijuana, cidade fronteiriça do estado mexicano da Baixa Califórnia.

Os oficiais fizeram a descoberta, após detectarem um trailer suspeito em um galpão em Otay Mesa (San Diego).

Ao procederem à detenção dos dois homens que estavam no veículo, encontraram 10 toneladas de maconha no trailer. Em seguida, deram uma busca no armazém de onde viram sair o automóvel com os detidos, encontrando outras 16 toneladas e o túnel ao qual se tinha acesso por um guarda-roupas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação