Agência France-Presse
postado em 04/11/2010 21:58
Miami - A tempestade tropical Tomas estará perto de se tornar um furacão quando seu centro passar próximo à costa do Haiti na noite desta quinta-feira (4/11), enquanto intensas chuvas já caem sobre o país, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami."Tomas ainda é uma tempestade tropical", disse o NHC, advertindo, entretanto, que "pode ter força de furacão ou perto disso quando seu centro passar pelo Haiti, Cuba e pelo sudeste das Bahamas".
Um alerta de furacão foi emitido para o território haitiano, onde mais de um milhão de pessoas vivem nas ruas desde o terremoto que sacudiu o país em janeiro.
No trajeto previsto, o centro de Tomas "passará perto da Jamaica ou Haiti nesta noite, perto ou sobre o extremo leste de Cuba na sexta-feira e perto ou sobre o leste das Bahamas, Turcos e Caicos logo depois", adiantou o NHC.
Chuvas torrenciais provocadas por Tomas já caem sobre a Jamaica, Haiti e o sudeste de Cuba, informou o organismo às 21h GMT (19h de Brasília).
A essa hora, o centro da tempestade localizava-se 175km a sul-sudeste de Kingston, Jamaica, e a 450km a oeste-sudoeste da capital haitiana, Porto Príncipe.
Tomas se movia em direção ao norte a uma velocidade de 7km/h, com ventos de 85km/h. "Um fortalecimento está previsto nas próximas 48 horas", disse o organismo.
O furacão levará intensas chuvas para todo o Haiti, que podem produzir uma acúmulo de água de 130mm a 400mm em algumas regiões, além de inundações repentinas e desmoronamentos em áreas montanhosas, advertiu o NHC.
A maré se elevará quase um metro acima do normal e nas costas será acompanhada de grandes e destrutivas ondas, disse o NHC.
Em Porto Príncipe, a ONU evacuou parte do 1,3 milhão de pessoas sem teto que vivem em campos de desabrigados após o terremoto de 12 de janeiro, que deixou 250 mil mortos.
Na passagem pelo Caribe, Tomas deixou um saldo de 14 mortos em Santa Lucía, uma ilha situada ao sul de Martinica, que atingiu no sábado com ventos superiores a 150km/h.