Agência France-Presse
postado em 05/11/2010 12:41
[SAIBAMAIS]Cingapura - Um Boeing 747-400 da companhia australiana Qantas realizou nesta sexta-feira (5/11) uma aterrissagem de emergência em Cingapura com um problema na turbina, anunciou à AFP um porta-voz, um dia depois de um A380 da mesma companhia aérea fazer um pouso forçado, por motivo parecido.O Boeing aterrissou sem problemas no aeroporto Changi de Cingapura, informou o porta-voz da companhia. O avião voava de Cingapura para Sidney com 412 passageiros a bordo, segundo o porta-voz.
Um dos passageiros do avião, Terence Sim, explicou que pouco depois da decolagem começaram a sair chamas do aparelho. "Observamos que saíam chamas do reator", disse, após desembarcar do Boeing. "Houve uma pequena explosão, não particularmente sonora, mas o suficiente para chamar nossa atenção", acrescentou outro viajante, o australiano Andrew Jenkins, de 43 anos.
Outro passageiro, o australiano de origem do Sri Lanka Ranjam Sivagnanasumdaram, explicou que a tripulação avisou a todos que deveriam se preparar para um pouso de emergência, mas não houve episódios de pânico. "Nos pediram para abaixar a cabeça e permanecer assim por 20 minutos, declarou.
Vários passageiros afirmaram que o avião voou por 25 minutos para esvaziar o tanque de combustível antes de aterrissar.
Trata-se do segundo pouso de emergência de um avião da Qantas nos últimos dois dias.
Na quinta-feira, um Airbus A380 precisou realizar a mesma manobra em Cingapura após uma de suas turbinas apresentar problemas logo após a decolagem em direção a Sidney.
O diretor-geral da Qantas, Alan Joyce, declarou nesta sexta-feira em uma coletiva de imprensa que, segundo os primeiros elementos da investigação, "trata-se muito provavelmente de uma falha mecânica ou de concepção".
O Airbus A380 é equipado com turbinas Trent 900 da britânica Rolls Royce, que recomendou exames nos motores desse tipo.
A companhia australiana suspendeu os voos do Airbus A380, mas espera retomá-los em um prazo de 48 horas, depois de uma verificação mais detalhada.
Após o incidente com o A380, outras duas companhias com aviões equipados com os mesmos motores da Rolls Royce anunciaram nessa quinta-feira checagens dos aparelhos.
Lufthansa e Singapore Airlines, entretanto, anunciaram nesta sexta-feira a retomada dos voos de seus A380 após "verificações preventivas".
O Airbus da Qantas decolou de Cingapura rumo a Sidney. Nenhum dos 440 passageiros e 26 tripulantes ficou ferido no incidente.