Mundo

Obama deixa os EUA em viagem de dez dias pela Ásia

Agência France-Presse
postado em 05/11/2010 15:01
Base Aérea Andrews - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, partiu da base aérea Andrews nesta sexta-feira (5/11) em direção à Ásia, para uma viagem de dez dias, em defesa da influência política e econômica americana numa região dinâmica.

Obama, acompanhado da esposa Michelle, entrou no avião presidencial Air Force One às 10h05, hora local (12h05 de Brasília) que partiu dez minutos depois da base aérea Andrews (Maryland, leste), a dez quilômetros a sudeste de Washington, constatou um correspondente da AFP.

O avião deve fazer escala à noite na base americana de Ramstein (Alemanha) para reabastecer, antes de dirigir-se a Mumbai, onde Obama inicia neste sábado visita oficial de três dias à Índia.

O presidente concluirá a turnê em 14 de novembro no Japão, onde participará da cúpula da APEC (Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), depois de passar por Indonésia e Coreia do Sul. Na capital sul-coreana assitirá aos trabalhos do G20 e se reunirá com o presidente chinês, Hu Jintao.

A viagem ilustra a importância dada pela Casa Branca a esta região para a prosperidade e a segurança dos Estados Unidos, ante uma China cada vez mais poderosa.

O atrito entre China e Estados Unidos aumenta ante as queixas de Washington em relação à desvalorização do iuane, ao acesso às matérias-primas e às disputas territoriais da China com aliados dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação