Agência France-Presse
postado em 05/11/2010 16:05
MÉXICO - Foi preso na madrugada desta sexta-feira, no sul da capital mexicana, o principal fornecedor de cocaína ao cartel dos irmãos Beltrán Leyva, identificado como elemento de ligação do grupo de traficantes do Norte del Valle da Colômbia, informou a secretaria de segurança da Cidade do México.Harold Mauricio Poveda Ortega, mais conhecido como ;El Conejo;, de 37 anos, teria introduzido no México, entre 1998 e 2008, 150 toneladas de cocaína. Ele é também procurado por autoridades dos Estados Unidos.
O colombiano, detido com uma mulher da mesma nacionalidade e outros dois mexicanos, fugiu em outubro de 2008 de uma operação durante a qual foram detidas 15 pessoas numa festa em luxuosa mansão do sul da capital mexicana que possuía, inclusive, um zoológico próprio.
O traficante abastecia o grupo de Arturo Beltrán Leyva, líder do cartel de mesmo nome, abatido por militares mexicanos em dezembro passado, quando a atividade de Poveda diminuiu consideravelmente, segundo o comunicado da secretaria de Justiça.
Poveda trazia cocaína ao México por via marítima e possuía fortes ligações, na Colômbia, com um dos chefões da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), identificado como "Comba", apelido de Enrique Calle Serna, pela polícia federal de Bogotá.