Agência France-Presse
postado em 05/11/2010 21:02
Montreal - Ganhar o grande prêmio da loteria nem sempre traz fama internacional, mas concede notoriedade se o ganhador doa quase por completo o prêmio, como ocorreu com um casal de aposentados canadenses.Violet e Allen Large, que vivem em uma pequena casa em Lower Truro, na Nova Escócia (leste), ganharam mais de US$ 11 milhões em julho do ano passado.
Como consideravam que não precisavam de nada e que o dinheiro não traz felicidade, fizeram uma lista na qual anotaram, além de membros de sua família, hospitais, serviços de bombeiros, igrejas, cemitérios e organizações beneficentes. E começaram a assinar cheques.
Quando sua generosidade foi percebida pela mídia, primeiro em Halifax (capital de sua província) e depois nos meios de comunicação de todo o Canadá, seus rostos sorridentes começaram a aparecer na televisão e, nesta sexta-feira, na capa do jornal de referência deste país, The Globe and Mail.
"O dinheiro não compra a felicidade", repetiu Allen, ex-soldador de 75 anos, explicando pela enésima vez em entrevistas sua decisão de doar o dinheiro que "caiu do céu".
E a mulher disse que se considera uma pessoa de sorte, sobretudo porque não sofreu enjoos após um tratamento de quimioterapia que recebeu para combater um câncer. Mas reconheceu o prazer de observar as reações dos destinatários: "Quando viam o cheque, abriam os olhos como pratos", disse à Rádio-Canadá.
Os Large guardaram para si 2% do prêmio, ou seja, cerca de US$ 200 mil.