Agência France-Presse
postado em 06/11/2010 11:12
Tóquio - Cerca de quatro mil pessoas se manifestaram neste sábado (6/11) em Tóquio contra a China, no dia seguinte à divulgação na internet de um vídeo mostrando a responsabilidade de um barco de pesca chinês no choque contra um navio da Guarda Costeira japonesa no início de setembro, no Mar da China Oriental.Exibindo bandeiras imperialistas com o emblema do "Sol Nascente", os manifestantes reunidos num espaço dedicado a shows ao ar livre na capital, ouviram o hino nacional e assistiram à difusão contínua do vídeo.
Para não jogar mais lenha na fogueira das tensas relações com Pequim, o governo japonês não queria divulgar esse vídeo que confirma a tese japonesa sobre a responsabilidade do pesqueiro chinês no choque em 7 de setembro com o navio da Guarda Costeira no litoral das ilhas Senkaku, administradas pelo Japão, mas reivindicadas pela China e Taiwan.
As autoridades japonesas confirmaram a autenticidade do vídeo de sete minutos postado no YouTube, indicou o jornal Yomiuri.
Os guardas costeiros prenderam, em 8 de setembro, o capitão do barco de pesca, mas tiveram de libertá-lo duas semanas mais tarde sob a pressão e ameaças da China.
Em Pequim, um porta-voz do ministério das Relações Exteriores acusou mais uma vez o Japão de ser responsável pelo incidente.