Agência France-Presse
postado em 06/11/2010 15:56
SANTIAGO DE COMPOSTELA - O papa Bento XVI pediu neste sábado (6/11) à Europa para "abrir-se a Deus". Ele qualificou de "tragédia" "a convicção de que Deus é o antagonista do homem", durante missa em Santiago de Compostela (noroeste da Espanha)."A Europa há de se abrir a Deus, sair ao seu encontro sem medo". É necessário que Deus volte a ressoar sob os céus da Europa", insistiu o Papa durante missa ao ar livre celebrada em Santiago de Compostela, um dos principais centros de peregrinação católica na Europa.
"A Europa é da ciência e das tecnologias, da civilização e da cultura, mas tem de ser, ao mesmo tempo, a Europa aberta à transcendência e à fraternidade com outros continentes, ao Deus vivo e verdadeiro a partir do homem vivo e verdadeiro", afirmou.
Segundo Bento XVI, as raízes e tradições cristãs estão na origem das "grandes criações filosóficas e literárias, culturais e sociais da Europa".
Também estimou que as idéias defendidas pelos anticlericais e os ateus eram uma tentativa de "ofuscar a verdadeira fé bíblica em Deus".
"Como é possível que se negue a Deus (...) o direito de propor esta luz que dissipa toda escuridão?", questionou o Papa. O Papa se opõe com frequência à "secularização" da sociedade europeia. Em outubro, criou o conselho pontifício para a nova evangelização, um ministério encarregado de fazer frente à queda da prática e ao risco de desaparecimento do cristianismo na Europa.